quinta-feira, 20 de novembro de 2008

9 de Outubro 2008 - Mysore

 

A chegada de Mysore foi tranquila, arranjámos quarto logo no primeiro que tentámos. É muito fixe o hotel, comparado com o anterior. Mysore é uma cidade muito gira, com uma praça bonita, com palácios, templos, alguns jardins… mas super agitada, porque apanhamos o Dussehra festival, onde toda a gente sai à rua, os mercados estão cheios e espalhados por toda a cidade, onde se vendem frutas, legumes, pulseiras, flores, luzes, flautas, balões etc. Definitivamente dia de festa, onde todas as famílias indianas saem à rua. As crianças são lindas, demais! Vêm ter connosco simplesmente para uma foto, abraçam, sorriem, super educados. Surreal! O número de pessoas que vem ter connosco para tirar uma foto, famílias inteiras, crianças, jovens… no fundo somos a atracção turística cá do sítio, mais uma vez.

Comemos muitas vezes na rua, desde aperitivos salgados deliciosos, folhados, pães recheados, sumos, ananás, banana, papaia, um bocadinho de tudo… tudo por uma média de 40, 20, 10 cêntimos! Adoramos vaguear pelas ruas de multidões, por nossa conta, é muito bom. Não se vê turistas nestes locais… Visitámos hoje dois templos, cheios de famílias, fomos também a uma loja de óleos, comprámos um óleo para os mosquitos que aparentemente funciona. Fizemos estas voltas com um rapaz de Rickshaw, que tem sido o nosso meio de transporte de sempe! Inevitável é a ida às lojas do governo, onde somos quase obrigados a comprar qualquer coisa. Mas acho que não compramos nada, estas lojas podem ter tudo de um pouco e feitas de bom material, mas o preço é bastante caro e lá está, são lojas que pertencem ao governo, preferimos gastar o nosso dinheiro em pessoas que têm o seu próprio negócio.

Por fim, vivemos a experiência da entrada para a praça dos palácios em pleno Dussehra. Foi fantástico, tudo iluminado, muitas famílias, desfile de elefante, templos iluminados, enfim, festa e celebração.

Amanhã tamos tentar seguir para o próximo destino, Madurai.

P.s. Estamos a ver o Indian Idol na tv, sem palavras!
















13 de Outubro 2008 – Bus Station Madurai

 

Passaram-se uns diazinhos sem escrever, têm sido muito intensos e quando chegamos ao Hotel é para para relaxar e dormir.

A viagem para Madurai correu bem, fomos de bus por Ooty, zona de motanhas, Coiambatore e finalmente Madurai. Na viagem vimos paisagens brutais, uma mistura de palmeiras, campos de arroz, montanha e vilas perdidas, mas sempre perdidas, no meio do nada, sem luz, envoltas em comércio, casas de palha e esgoto.

A chegada a Madurai foi um pouco stressante, visto que chegamos à noite, e sem marcação de hotel… mas conseguimos contornar a situação e encontramos um hotel simpático com um quarto duplo com uma cama grande e uma casa de banho boa, acho que esta tinha chuveiro. Durante o dia, disfrutamos um mercado com muitos costureiros que fazem roupa na hora, um complexo de templos gigante, no entanto, encontrava-se a parte exterior em pinturas e em obras. Os andaimes eram surreias, feitos de madeira e palha. À noite visitamos o templo por dentro, impressionante, aqui vive-se religião Mais uma vez éramos os únicos ocidentais, foi brutal! Andavamos com uma indiana maluca que conhecemos na rua durante o dia, e a noite encontramo-nos por acaso e mostrou o templo, sem qualquer intenção de negócio. Fomos abençoados por um elefante, em troca de umas bananas roubada pela senhora.

Ontem fomo conhecer Tricky,de bus, claro. Mais uma cidade, mas com um templo fabuloso no topo de um enorme rochedo… subimos à volta de 200 e tal degraus. A vista de Tricky é encantada. Deu para ver a cidade de cima, tal como os corvos a vêem.

Hoje vamos rumar a Kanyakumari, a pontinha da Índia, vamos finalmente ver o mar! Já estamos a precisar da brisa do oceano e da calma das pequenas aldeias sem a opressão destes rickshaws e vendedores. Sul aqui vamos nós! A comida continua óptima! 









Sem comentários: